Tingimento Yuzen

May 3, 2015

By Nanami Sakuragi, Nao Kagami, Mayuko Seki

IMG_2162

Historia de Tingimento Yuzen

Yuzen é uma técnica tradicional de tingimento e pintura de tecidos, geralmente usados para fazer quimonos. Existem duas técnicas de tingimento: Tegaki-Yuzen (pintura à mão) e Kata-Yuzen (tingimento com estêncil, molde com letras ou padrões recortados, sobre o qual se aplica a tinta,usado para decorar tecidos. Esta técnica existe desde o período Edo.

Basicamente usa-se uma cola líquida feita à base de arroz para contornar os desenhos feitos sobre a seda pura. Em seguida, pinta-se o espaço interior dos desenhos um a um. Para proteger os desenhos feitos,cobre-se a zona pintada com uma cola líquida, e depois aplica-se uma tinta sobre todo o tecido com uma escova. Por fim lava-se o tecido em água corrente para tirar a cola usada durante o tingimento. Por isso é possível obter uma imagem colorida e brilhante. Totalmente feito à mão, é um processo complexo e moroso.

A tradição atribui o desenvolvimento da técnica de pintura à mão ao artista Miyazaki Yuzensai de Kyoto que, em 1718, a convite de um senhor feudal, foi viver para Kanazawa e aí desenvolveu a sua arte. Em Kyoto, os seus dicípulos continuaram com a mesma técnica de tingimento e, por isso, eram conhecidos como artistas de Kyo-Yuzen. Mais tarde, já no século XIX, Jisuke Hirose, também em Kioto, desenvolveu as técnicas de tingimento de estêncil.

IMG_6559 IMG_5648 IMG_5647

Marumasu Nishimuraya

Este estabelecimento comercial tem workshops onde, com a ajuda do pessoal da loja, podemos aplicar a técnica de tingimento de Kyo-yuzen com o desenho escolhido. Têm à nossa disposição uma grande variedade de moldes ou estêncil. Além desta experiência, também é possível conhecer outras tradições de Kyoto, como aprender a transformar um pano no famoso saco Furoshiki, beber um chá, comer doces tradicionais e até comprar lembranças.

IMG_5651

Acesso

Endereço: 457 Tsuboya-cho, Ogawa-dori, Oike-sagaru, Nakagyo-ku, Kyoto 604-8276
Telefone 075-211-3273
Horário: 9:00-19:00
Homepage (em inglês): http://marumasu.sakura.ne.jp

Leave A Comment...

*