Kyo-machiya

November 7, 2016

Kyo-machiya

Por Yukari, Saki, Beatriz

 

O que é a Kyo-machiya?

Kyo-machiya são as casas típicas de Quioto. Foram construídas com um estilo que junta moradias para residência e trabalho. O seu estilo arquitetónico é conhecido por Machiya-zukuri.

Kyo-machiya são duas palavras homófonas, com o mesmo som, mas com duas grafias diferentes, em japonês. Quando serve como residência é escrito 京町家 e quando serve como loja é escrito 京町屋. A casa Kyo-machiya tem a sua origem no Período Heian (794-1185)e sua forma original no Período Edo (1603-1868). Desde então, tem mudado pouco pouco, principalmente desde fim do Período Taisho (1912-1926) até inícios do Período Showa (1926-1989), quando se diz que se formou a atual arquitetura Kyo-machiya.

 

 

As diferentes categorias de Kyo-machiya

 

  • TSUSHI-NIKAI: Casas de dois andares. O primeiro andar costuma ter um teto mais baixo. Foram construídas até o final do Período Meiji (1868-1912).
  • SO-NIKAI : Casas de dois andares, ambos com a mesma altura. As janelas são de vidro. Foram construídas até o início do Período Showa.
  • KANBAN-KENCHIKU : Casas de dois andares, em que as paredes exteriores foram renovadas. Foram construídas até meados do Período Showa.  Kyo-machiya atualA Kyo-machiya é usada como casa, restaurante, hotel ou lugar para relaxar, etc… A Kyo-machiya é um símbolo da cultura e história da cidade de Quioto, sendo parte importante na vida dos seus habitantes.

 

Cerca de metade das Kyo-machiya são de tipo SO-NIKAI e 20% de tipo KANBAN-KENCHIKU. Em geral, a planta de uma casa Kyo-machiya tem 3 divisões (loja, cozinha e sala de estar), unidos por um corredor.

 

Kyo-machiya atual

 

A Kyo-machiya é usada como casa, restaurante, hotel ou lugar para relaxar, etc… A Kyo-machiya é um símbolo da cultura e história da cidade de Quioto, sendo parte importante na vida dos seus habitantes.

 

l

Exemplo de Restaurante Italiano em estilo Kyo-machiya

Leave A Comment...

*