Yatsuhashi – Um docinho à base de farinha de arroz

September 19, 2013

Yatsuhashi  – Um docinho à base de farinha de arroz

By Madoka Kotani, Misaki Tada, Yasuyuki Ouchi

 

O que é Yatsuhashi?

“Yatsuhashi” é um doce tradicional japonês, famoso particularmente em Quioto. Os muitos turistas que visitam esta cidade compram “yatsuhashi” para oferecer como lembrança da sua visita a esta cidade. De acordo com os números do Instituto de Turismo de Quioto, 45,6 % dos turistas que visitaram esta cidade compraram este doce como lembrança.

Formas

A duração do sabor deste confeito é de 9 até 11 dias, aproximadamente.

Este doce é feito a partir de farinha de arroz, açúcar, e canela. Estes ingredientes são misturados, formando uma massa. Em seguida são cozinhados a vapor e cortados no tamanho decidido. Durante a sua confecção, podem ser produzidas duas formas: uma de retângulo e outra de quadrado. O doce em forma de retângulo tem duas maneiras de confecção: uma bem cozida e outra não. O doce com forma de quadrado é recheado com massa doce de feijão. A massa doce é cozinhada com feijão e depois fervida com açúcar. Esta massa é muito usada na doçaria japonesa, chamada “Wagashi”.

Ambos os tipos de “yatsuhashi” são polvilhados com “kinako”, um pó feito de soja frita.

Origem

Diz-se que a origem do”yatsuhashi” remonta ao ano de 1689, em pleno Período Edo. Nesse ano, yatsuhashi foi vendido pela primeira vez na confeitaria “Seigoin-Yatsuhashi” e “Nishio Yatsuhashi”. Nessa altura, existia apenas o yatsuhashi bem cozido. Somente a partir do ano 1960 é que começou ser vendido o yatsuhashi não cozido no forno e fofinho, que hoje é o mais popular no Japão.

Sabores

Normalmente, o sabor mais popular é o de canela. Além deste sabor, há yatsuhashi de matcha, sésamo, etc. Também encontramos recheio com Anko de chocolate ou frutas como morango e banana. Cada empresa confecciona um sabor diferente, por isso, um dos prazeres de passear em Quioto é ir descobrindo os vários sabores deste doce nas lojas que se encontram.

Locais de compra

Há muitas lojas que produzem e vendem o yatsuhashi. As mais famosas são:

Izutsu Yatsuhashi: Kawabata-dori-Shijo-agaru em Higashiyama-ku

Tel: 075-531-2121

10:00~21:00

http://www.yatsuhashi.co.jp/

Shogoin Yatsuhashi: 6banchi Sanou-cho-Shogoin em Sakyo-ku

Tel: 075-752-1234

8:00~18:00

http://www.shogoin.co.jp/

Honke Nishio Yatsuhashi: 7banchi Nhishi-machi-Shogoin em Sakyo-ku

Tel: 075-761-0131

8:00~17:00

http://www.8284.co.jp/

O yatsuhashi pode ser comprado também em quase todos os locais de interesse turístico da cidade, como por exemplo a Estação de Quioto, Gion, Arashiyama etc.

Leave A Comment...

*