Yatsuhashi – um doce tipicamente japonês

September 19, 2013

O doce japonês

por Natsumi Oku; Erika Ono

 

Este doce deve o seu nome a um famoso músico e compositor de Koto: Kengyo Yatsuhashi. Koto é um instrumento de 13 cordas parecido com uma guitarra. Pouco depois de Kengyo Yatsuhashi falecer, em 1689, um doce parecido com a forma de uma guitarra Koto começou a ser comercializado perto do Santuário Shogoin. Hoje em dia, Yatsuhashi é dos doces japoneses mais típicos e representativos de Quioto.

Há vários tipos de Yatsuhashi:

O Namayatsuhashi usa farinha de arroz e açucar como ingredientes. O Katayakiyatsuhashi (antes conhecido por Yakisenbei) também usa farinha de arroz, mas é cozinhado. Ambos são muito famosos.

 

Recentemente, existem Yatsuhashi com os mais variados sabores, como por exemplo morango,  chocolate, castanha, chá verde em pó, banana ou até canela.

 

Muitos turistas compram Yatsuhashi como lembrança de Quioto. De todos os estrangeiros que visitam a cidade, quase metade (46%) compra estes doces como lembrança. O Yatsuhashi pode ser comprado em quase todas as lojas de lembranças na cidade de Quioto, como na Estação de Quioto, na Estação de Osaca ou no Aeroporto Internacional de Kansai.

 

 

Leave A Comment...

*