Yojiya

November 11, 2013

by Erika Ono & Natsumi Oku

Yojiya é uma marca japonesa de cosméticos com sede em Quioto e particularmente famosa pelos seus papéis para retirar a oleosidade da pelo: o “abura torigami”. Incialmente com o nome de “Kunieda Shoten”, a loja foi fundada em 1904. Em Quioto. Mais tarde, mudou-se para Shinkyougoku, um dos bairros mais animados da cidade, e adotou o seu nome atual: “Yojiya”.

“Kunieda Shoten”vendia não só produtos cosméticos, mas também escovas de dentes, um produto muito procurado desde o Período Edo. Estas escovas de dentes eram muito famosas e de boa qualidade. O nome deste produto era “Yoji”, acabando por se tornar também o nome da loja.

Atualmente, Yojia situa-se no centro da cidade de Quioto, e vende mais de 320 produtos cosméticos, entre os quais os famosos “abura torigami”, mas também escovas, cremes, etc.

Para além da loja principal em Quioto,  a Yojiya tem uma rede de locais de venda em todo o Japão: na Estação de Quioto, em Tóquio (Gion, Hotel Okura, etc), Osaka, Fukuoka, etc. Também no Aeroportos de Narita e Haneda (Tóquio), e no Aeroporto Internacional de Kansai (Osaka) é possível comprar produtos da Yojiya sem imposto.

O “abura torigami”

O “abura torigami” é um tradicional papel que retira a oleosidade da pele. Antigamente era muito usado por atores da Kabuki ou pelas Geishas. Tradicionalmente era confecionado a partir de folhas de papel dourado, num processo conhecido por “furuyagami”.

Este produto da Yojiya é tão famoso, que a imagem de marca é uma senhora a olhar a sua cara refletida num espelho de mão. A esta imagem se chama a “Cara de Yojiya”.

Leave A Comment...

*